CHUC resgata pacientes para tratamento com suporte de ECMO

A equipa de ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deslocou-se a Faro, no dia 24 de julho, para uma missão de resgate de um doente que se encontrava no hospital local, para ser tratado com suporte de ECMO.

Em comunicado, o CHUC explicou que a ECMO é uma técnica extracorporal de bypass cardiopulmonar, que é utilizada tanto para suporte de falência cardiovascular grave refratária como na falência respiratória grave refratária. Esta técnica permite o suporte cardíaco e pulmonar de doentes em falência cardiorrespiratória, com incapacidade para realizarem as trocas gasosas ou de perfusão, capazes de os manterem vivos.

Na missão que decorreu no passado sábado, que foi realizada em colaboração com o Instituto Nacional de Emergência Médica e a Força Aérea Portuguesa, o doente resgatado padecia de pneumonia grave causada pelo vírus SARS-CoV-2 e necessitava do suporte de ECMO, uma vez que todas as medidas previamente implementadas não foram suficientes.

O CHUC referiu ainda que ao longo da última semana já tinham sido resgatados dois doentes em Almada e um outro na Guarda e que, desde o início da pandemia, já foram tratados no CHUC cerca de 40 doentes com recurso a ECMO.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.