CHUC realizou transplante de fígado com dador em paragem cardiocirculatória

• 02 fevereiro 2024, sexta-feira

Fotografia: ULS Coimbra

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, em dezembro de 2023, o primeiro transplante hepático com um fígado de um dador em paragem cardiocirculatória, proveniente de Espanha, para uma jovem em falência hepática aguda.

“Esta conquista representa um avanço na busca pela otimização dos recursos disponíveis e pela oferta de uma melhor qualidade de vida aos nossos doentes”, sublinhou o presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, em comunicado.

A coordenadora da Unidade de Transplantes Hepáticos de Adultos, Dulce Diogo, salientou que “no ano de 2023 se registou, no CHUC, a atividade mais elevada de sempre na transplantação”, com 88 transplantes hepáticos, 79 dos quais em recetores adultos e nove em recetores pediátricos, “só comparável com o ano de 2016 em que foram realizados 78 transplantes hepáticos”.

Desde o início do programa da transplantação hepática no CHUC, em outubro de 1992, até dezembro de 2023, foram realizados 1 679 transplantes, “sendo que 307 são pediátricos (18 por cento do total de transplantes), 33 em dador vivo e nove ‘splits’ (desde 2012) de lobos direitos utilizados em doentes adultos no CHUC e seis enviados para outros centros”.

“Portugal é um dos líderes internacionais em transplantação hepática e ocupa os primeiros lugares na doação em morte cerebral (terceiro lugar, com 30,8/pmh, segundo dados de 2022)”, lê-se no comunicado da ULS Coimbra.

Ainda de acordo com a ULS, a taxa de transplantação hepática de adultos na região Centro ultrapassa largamente a média nacional”.