CHUC realiza cirurgia endoscópica à coluna vertebral

• 22 novembro 2023, quarta-feira
  • Gestão

Fotografia: Serviço Nacional de Saúde

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma cirurgia com a técnica de endoscopia Biportal Unilateral, tratando com sucesso um caso de hérnia discal lombar extrusa com migração caudal.

O diretor do Serviço de Ortopedia do CHUC, Fernando Fonseca, disse que esta abordagem terapêutica foi previamente preparada e treinada por uma equipa do Serviço de Ortopedia do CHUC para introduzir esta nova técnica.

“Trata-se de um procedimento cirúrgico complexo que é feito através de incisões com menos de um centímetro, recorrendo a uma câmara de alta definição e um canal de trabalho, possibilitando a extração de fragmentos do disco extrusados ou alargamento do canal vertebral”, explicou o diretor.

Fernando Fonseca acrescentou que “com a introdução de mais uma opção terapêutica na cirurgia da coluna no Serviço de Ortopedia, os utentes do CHUC dispõem, a partir de agora, de uma nova técnica que, fruto da constante melhoria dos instrumentos e o avanço das técnicas cirúrgicas nesta área permitem oferecer uma técnica diferenciadora a pacientes, devidamente selecionados, com patologias da coluna vertebral, tais como a Hérnia Discal ou o Canal Estreito e mostra também o empenho do Serviço em melhorar e implementar novas técnicas para tratar os doentes, sua principal missão”.

“A cirurgia da coluna vertebral tem conhecido nos últimos anos desenvolvimentos importantes, permitindo a sua realização por métodos minimamente invasivos, bem como uma recuperação mais rápida, com os mesmos padrões de segurança, permitindo que o doente regresse ao domicílio em menos de 24 horas, habitualmente no próprio dia da cirurgia, como é o caso da técnica de cirurgia endoscópica”, referiu o diretor de Serviço.

A equipa deste procedimento foi constituída por João Moreno, ortopedista do CHUC com diferenciação na cirurgia da coluna, Carla Olim Castro, interna de sexto ano de Formação Específica de Ortopedia do Hospital Central do Funchal em formação no CHUC, e contou com o apoio do ortopedista Eduardo Moreira Pinto do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga.