CHUC prevê investir 137ME até 2025

O Plano de Atividades e Orçamento do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para 2023-2025 prevê investimentos de 137 milhões de euros, dos quais 91,5 milhões de euros destinam-se a projetos estruturantes.

“Trata-se de um plano plurianual de investimentos que contempla os nossos projetos estruturantes, onde está a nova maternidade com um valor estimado de cerca de 45 milhões de euros”, disse o presidente do conselho de administração à agência Lusa, Carlos Santos.

De acordo com o responsável, o projeto de arquitetura e especialidades será entregue em setembro, seguindo-se a elaboração do caderno de encargos e o lançamento do concurso.

“A construção, correndo tudo bem, prevê-se que possa estar adjudicada no início de 2024 e, portanto, com 18 meses de prazo de execução no primeiro semestre de 2025 estará seguramente concluída”, salientou.

Prometida há vários anos, a nova maternidade, que será edificada no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra para substituir as atuais Bissaya Barreto e Daniel de Matos, é considerada o projeto “mais estruturante e impactante” do CHUC nos próximos dois anos.

Carlos Santos frisou que a carência sentida relativamente à obstetrícia e neonatologia, “que está há demasiados anos instalada em condições precárias e sem forma de se reabilitar”, vai alterar-se por completo e Coimbra vai ficar com uma maternidade “com segurança para a grávida, para os recém-nascidos e para os profissionais de saúde”.

Outro dos projetos estruturantes previstos no plano passa pela construção de um novo edifício multifuncional para logística no campus do Hospital Geral (Covões), com uma nova cozinha, armazém e esterilização, cujo investimento previsto atinge os 14 milhões de euros.