CHUC aumenta atividade no primeiro semestre de 2023

• 16 agosto 2023, quarta-feira

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aumentou os seus indicadores de produção no primeiro semestre, comparativamente a igual período de 2022, com destaque para o aumento das intervenções cirúrgicas.

“Os dados indicam que no primeiro semestre de 2023 foram operados 25 497 doentes, que corresponde a um aumento de 12,1 por cento face a 2022”, divulgou aquela unidade hospitalar, em comunicado.

De acordo com o CHUC, 69 por cento das cirurgias foram realizadas em regime de ambulatório, verificando-se um aumento de 4,4 por cento neste indicador comparativamente ao ano anterior.

A área da transplantação também registou um aumento, tendo sido realizados 215 transplantes, mais 31 do que no primeiro semestre de 2022, correspondente a uma taxa de crescimento de 16,8 por cento.

Nas consultas externas médicas registou-se um aumento nas primeiras consultas, mais 6 796 (+5,8 por cento), e nas consultas subsequentes, mais 17 745 (+3,8 por cento).

As sessões de hospital de dia “cresceram significativamente”, atingindo as 62 353, mais 9 762 do que nos primeiros seis meses de 2022, traduzindo-se num aumento de 18,6 por cento.

O CHUC revelou ainda que a hospitalização domiciliária registou um total de 103 altas de internamento, que corresponde a um crescimento de 27,2 por cento.

O número de partos realizados nas duas maternidades do Centro Hospitalar (Bissaya Barreto e Daniel de Matos) também registou um aumento de 4,9 por cento, comparativamente com o período homólogo, que se traduziu em mais 104 nascimentos.