CHTS investe na eficiência energética

Fotografia: Serviço Nacional de Saúde

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai investir cinco milhões de euros numa empreitada no Hospital Padre Américo, em Penafiel, que assegurará mais conforto térmico e uma poupança energética estimada de 27 mil euros por ano.

O projeto, que deverá avançar no primeiro semestre do ano, “prevê o revestimento de 17 mil metros quadrados das fachadas da unidade hospitalar de Penafiel, com coberturas de alumínio de última geração”, lê-se em comunicado divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Também será instalado um sistema solar fotovoltaico, com 1800 módulos, para a produção de energia elétrica, e uma caldeira de biomassa, para garantir uma poupança anual de 199 mil euros.

A intervenção, que é realizada no âmbito do Plano de Racionalização Energética e Carbónica, tem uma comparticipação de 95 por cento de fundos comunitários. As obras deverão estar concluídas no final de 2021.