CHTS coloca primeiro desfibrilador implantável

• 04 janeiro 2024, quinta-feira
  • Gestão

Fotografias: SNS

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) colocou, no dia 22 de dezembro, o primeiro cardioversor desfibrilador implantável (CDI), um dispositivo que protege o doente em caso de sofrer uma arritmia grave.

Para a diretora do Serviço de Cardiologia do CHTS, Aurora Andrade, a colocação deste aparelho é “fundamental para evitar a morte súbita” em doentes com arritmias graves, estando a cargo dos cardiologistas Inês Oliveira e Pedro Carvalho que realizaram os três primeiros procedimentos do género no Hospital Padre Américo.

“Agora, os nossos doentes, já não necessitam ir ao São João para colocar o desfibrilador implantável”, afirmou Aurora Andrade, o que, disse, “é muito vantajoso para o doente”, que necessita de várias consultas de acompanhamento, nomeadamente para a monitorização dos dados e reconfiguração do dispositivo de acordo com as necessidades do paciente.