CHS investe 5 milhões na eficiência energética

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), no âmbito do programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), está a reconverter os sistemas energéticos do Hospital de São Bernardo de forma a obter poupanças significativas em termos de consumo de energia.

Este investimento, que permitirá manter e melhorar os outputs de serviço e de segurança no abastecimento, tem um custo total previsto de 5.371.501,06 euros, tendo sido concedido apoio financeiro da União Europeia - Fundo de Coesão no montante de cinco milhões de euros.

Esta operação está a ser efetuada através de medidas que incidem sobre os principais drivers de consumo energético. Assim, foram aprovadas as seguintes medidas:

• Instalação de sistema solar térmico;
  • Intervenção no sistema de iluminação – LED;
  • Equipamento AVAC – Climatização dos pisos 3, 4 e 5 do internamento;
  • Climatização do Bloco Operatório Substituição das UTAS;
  • Verificação de tubagens AQ e AF e substituição de bombas;
  • Substituição de chillers: instalação de sistema solar fotovoltaico;
  • GTC centralizado;
  • Isolamento térmico em paredes.

O CHS já concluiu a substituição de chillers no equipamento de AVAC e a climatização do piso 5 do internamento, encontrando-se em fase de execução da instalação de sistema solar fotovoltaico e o isolamento térmico das fachadas.