CHS implanta sistema de pacing no ramo esquerdo

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) disponibiliza agora uma técnica inovadora na área da Arritmologia: o implante de um sistema de pacing no ramo esquerdo.

O Laboratório de Electrofisiologia e Pacing do CHS implantou, pela primeira vez, um sistema de pacing no ramo esquerdo.

A técnica inovadora, vulgarmente denominada “pacing fisiológico”, permite não só evitar a dilatação do coração resultante do pacing direito, mas ainda oferecer uma alternativa em doentes com bloqueio de ramo esquerdo e coração dilatado nos quais a ressincronização cardíaca (pacing biventricular) não foi eficaz.