CHEDV inicia obras de melhoria de eficiência energética

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) iniciou a empreitada de requalificação das fachadas exteriores do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.

Inserida no Programa de Eficiência Energética lançado pelo CHEDV, a empreitada pretende melhorias ao nível do isolamento térmico das fachadas do edifício com ganhos significativos nos custos de energia e em emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

Este programa conta com um investimento de 2,6 milhões de euros, com parte do valor financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Com um prazo de execução previsto de 12 meses, a obra será executada por fases, para minimizar o impacto junto dos utentes e dos profissionais de saúde.

O Programa de Eficiência Energética lançado pelo CHEDV prevê, além das melhorias no isolamento das fachadas e cobertura do edifício, o aproveitamento de energia solar fotovoltaica para autoconsumo e a substituição de luminárias com a nova tecnologia LED. Trata-se, depois da construção do Hospital de S. Sebastião, no final dos anos 90, do maior investimento realizado na instituição.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, trata-se de “um projeto fundamental para a modernização do hospital” e para conseguir a redução de consumos, “seja pela adoção de tecnologias mais modernas e menos poluentes, seja pela redução dos desperdícios”.