CHEDV disponibiliza novo procedimento para diagnóstico cancro do pulmão

• 15 dezembro 2023, sexta-feira

Fotografia: CHEDV

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) disponibiliza, desde o passado mês de novembro, uma técnica diferenciada e fundamental no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.

A Ecoendoscopia Brônquica (EBUS) é um procedimento minimamente invasivo, que permite ainda diagnosticar diferentes tipos de doenças pulmonares, nomeadamente sarcoidose, tuberculose ou doenças linfoproliferativas, numa ótica de melhoria do circuito de diagnóstico de diversas patologias.

De acordo com o CHEDV, a equipa de EBUS é chefiada por Vanessa Santos e Rita Gomes. “A implementação desta técnica representa ganho efetivos para a saúde dos nossos doentes, diagnósticos mais rápidos, permitindo o tratamento atempado e assim maior possibilidade de cura, sobretudo em doentes com cancro no pulmão”, disseram as médicas pneumologistas do CHEDV citadas em comunicado divulgado.

A implementação desta nova técnica contou com o envolvimento dos serviços de Anestesiologia, Anatomia Patológica, Imagiologia e Pneumologia, que através deste trabalho em equipa permite proporcionar aos doentes do CHEDV os mais avançados recursos de diagnóstico e de estadiamento atualmente disponíveis.