CHBM renova certificação do Serviço de Radiologia

• 22 fevereiro 2022, terça-feira
  • Gestão

O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação de acordo com a norma ISO 9001, pelas atividades de “planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico”, que mantém deste 2009.

Com esta renovação, “o serviço garante mais uma vez o cumprimento dos requisitos da norma, focando-se na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos seus utentes, aumentando a sua satisfação e das instituições que os referenciam”, afirmou o centro hospitalar em comunicado divulgado.

O Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e, desde então, tem vindo a implementar novas técnicas, acompanhando o desenvolvimento da especialidade e fazendo a renovação do seu parque tecnológico. Dispõe de dois aceleradores lineares, tendo um deles sido substituído em outubro de 2021, ao abrigo do programa Lisboa2020.

A substituição do segundo acelerador linear está também prevista, estando neste momento a decorrer um concurso público para a sua aquisição. Trata-se de um investimento de 2,1 milhões de euros, contemplado no Orçamento do Estado para 2021, e que irá ao encontro da renovação tecnológica.

Durante o ano de 2021, o Serviço de Radioterapia realizou 20.856 tratamentos a 1.184 doentes, tendo mantido, sem interrupção, a sua atividade assistencial durante a pandemia covid-19.