Cerca de 3300 receitas médicas prescritas diariamente por telemóvel

Todos os dias são prescritas, em média, 3 300 receitas médicas através da aplicação Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM-Móvel), que assinalou, no dia 20 de fevereiro, quatro anos de existência.

Desde que foi lançada, pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foram prescritas mais de 4,8 milhões de receitas médicas sem papel e mais de 11 milhões de embalagens prescritas através da PEM Móvel, que conta já com 36 320 médicos registados.

Facilitar e agilizar o ato de prescrever é uma das vantagens desta aplicação que permite aos médicos prescrever através do telemóvel, cumprindo todos os requisitos de segurança, e é particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente.

“Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é mais simples, prático, seguro e cómodo, quer para utentes, quer para médicos que, no final do processo, enviam a receita médica, por SMS e/ou e-mail, para os utentes”, refere o SPMS em comunicado.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.