Cardiologistas do CHVNG/E realizam procedimento pioneiro

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) realizou a semana passada, pela primeira vez a nível mundial, um procedimento de reparação da válvula mitral sem necessidade de cirurgia cardíaca invasiva.

Os cardiologistas do CHNVG/E repararam a válvula mitral numa doente com insuficiência mitral grave através de cateterismo, ou seja, sem necessidade de cirurgia cardíaca invasiva, sendo este um procedimento descrito como “verdadeiramente inovador e pioneiro”.

“O procedimento foi um sucesso e permitiu não só um avanço científico no tratamento dos doentes com esta patologia, mas também a melhoria da qualidade de vida desta doente”, descreveu o CHVNG/E em comunicado.

O centro hospitalar garante que a doente, de 78 anos, recuperou “muito bem”, preparando-se para ter alta clínica e estando “bem-disposta e a melhorar significativamente dos sintomas de insuficiência cardíaca”.

De forma mais pormenorizada, em causa está uma “anuloplastia completa percutânea”, um procedimento com um dispositivo chamado AMEND que consiste na introdução de um cateter pela virilha que depois vai até ao coração. Uma vez lá, é implantado um anel à volta da válvula mitral com o objetivo de aproximar os folhetos e melhorar a competência da válvula reduzindo esta insuficiência.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do Serviço de Cardiologia do CHVNGE, Ricardo Fontes Carvalho, apontou que este procedimento “mostra como é possível ter excelência de cuidados de saúde e a inovação dentro do Serviço Nacional de Saúde, ao serviço de todos os cidadãos”.

O responsável frisou que o Serviço de Cardiologia do CHVNG/E “mostra uma vez mais o seu papel de pioneiro no tratamento da patologia cardíaca em Portugal” e acrescentou que, mesmo mediante a situação pandémica relacionada com o novo coronavírus, “é possível, manter cuidados de saúde de excelência em Portugal também aos doentes não-Covid-19”.

Imagens durante do procedimento durante o tratamento desta doente. Imagem 1 - Antes do tratamento; Imagem 2 - Após o tratamento de colocação do anel.