As novas tecnologias em saúde – breves apontamentos

• 31 agosto 2023, quinta-feira

(...) Se repassarmos a História das Organizações, encontramos, ao longo dos séculos, múltiplos exemplos de utilização de instrumentos e técnicas que foram revolucionando a o mundo do trabalho e dos negócios. Quão significativas têm sido as invenções com impacto da produção de obras materiais e imateriais? Exemplos recentes: internet, realidade virtual e aumentada; inteligência artificial; drones; big data; impressão 3D; robótica.

Sem esquecer algumas outras dezenas que têm conferido novos rumos à agricultura, à engenharia (nas suas imensas aplicações), à aeronáutica, à medicina, à genética, ao comércio, aos serviços, ao ensino.

As empresas pretendem: (a) busca da eficiência e eficácia, através da otimização de processos, da melhoria da comunicação e da informação interna e externa; (b) globalização e democratização do conhecimento, através da inclusão e gestão de talentos, da introdução de mudanças flexíveis, de melhoria da comunicação; (c) aumento da produtividade, através de processos enriquecedores da componente emocional dos colaboradores, designadamente salários mais elevados, homogeneidade das equipas de trabalho e criatividade.

No entanto, nem sempre estas ferramentas das Novas Tecnologias, utilizadas pelas organizações, se interessam verdadeiramente pelo sucesso emocional e pela felicidade individual e coletiva das pessoas, pois são ensaiados modelos tendentes a fazer desaparecer benefícios dos trabalhadores. Os gigantes da tecnologia e as empresas tecnológicas de menor dimensão têm vindo a proceder a despedimentos em massa. Significa que todas as Novas Tecnologias  podem contribuir para o empobrecimento generalizado. (...)

Por Paulo Salgado, administrador hospitalar - ENSP/UNL (reformado); pós-graduado em Administração Pública - UMinho; pós-graduado em Direito dos Contratos - UCP; mestre em Gestão-Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde - UCP

Artigo completo na TecnoHospital nº118, jul/ago 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I'