Aprovado Programa de Gestão Estratégica dos Recursos Humanos

Com o objetivo de reforçar a política de recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi publicado, em Diário da República, o despacho com os eixos estratégicos do Programa de Gestão Estratégica dos Recursos Humanos do SNS e respetivos mecanismos de operacionalização.

De acordo com o diploma, o Programa é assente em três eixos estratégicos – consolidar um sistema de profissões de saúde, promover o desenvolvimento das competências dos profissionais do SNS e melhorar os ambientes e o bem-estar no trabalho – através dos quais se espera atrair e reter talento, fomentar a criatividade e a flexibilidade, resolver problemas complexos para garantir resposta a cidadãos cada vez mais informados ou promover a inclusão de todas as pessoas.

O despacho explica que o Programa se concretiza através de projetos organizados em torno dos três eixos. No eixo “Consolidar o sistema de profissões de saúde”, os projetos definidos são o inventário das profissões de saúde; carreiras e organização do trabalho no SNS; plano plurianual de contratações e rede colaborativa entre os diversos responsáveis pela área de recursos humanos da saúde.

Já para o eixo “Promover o desenvolvimento de competências dos profissionais do SNS”, estão definidos projetos para planos de desenvolvimento de competências técnico-científicas, de liderança, digitais e de inovação.

No eixo “Melhorar os ambientes e o bem-estar no trabalho” são definidos projetos de promoção de medidas que contribuam para a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar dos profissionais de saúde; reforço dos serviços de saúde ocupacional das unidades do SNS; implementação de sistemas de comunicação e participação para o envolvimento dos trabalhadores do SNS e prossecução do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no setor da Saúde.

Para cada projeto é definida uma equipa responsável pelo seu desenvolvimento, a designar por despacho da Secretária de Estado da Saúde, incluindo o respetivo gestor e demais elementos que a compõem.

Consulte o despacho n.º 6417/2022, de 20 de maio, AQUI.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.