Aberto novo espaço para pessoas com patologias respiratórias crónicas

Fotografia: D.R.

A VitalAire, marca internacional de Cuidados Respiratórios Domiciliários, inaugurou em Almada um novo Centro de Apoio e Assistência complementar totalmente dedicado às pessoas com patologia respiratória crónica.

“O novo EspaçoVital proporciona mais uma opção diferenciada de assistência totalmente personalizada e de proximidade a pensar no dia-a-dia dos pacientes e seus cuidadores”, lê-se em comunicado enviado à redação.

Este novo espaço localiza-se próximo do Hospital Garcia de Orta, disponibilizando assistência gratuita aos pacientes VitalAire, assegurada por uma equipa de profissionais de saúde.

O novo espaço é o mais recente centro de proximidade VitalAire, juntando-se assim aos quatro EspaçoVital já existentes a nível nacional – Porto, Viseu, Santarém e Évora – espaços totalmente dedicados às pessoas com patologias respiratórias crónicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), entre outras.

Segundo a VitalAire, este é “um conceito inovador e complementar aos serviços domiciliários, em que a equipa de profissionais de saúde está disponível para apoiar e capacitar os pacientes na terapia prescrita, nomeadamente, na formação e explicação sobre a correta utilização dos equipamentos e respetivos interfaces (máscaras, humidificadores, etc.), logo após a consulta ou antes da consulta marcada”.

No EspaçoVital será ainda disponibilizado o novo programa de Sessões Educativas PacienteVitalAire, como forma de conhecer as dúvidas e necessidades de cada paciente, e assim “contribuir para estabelecer a adesão e boa gestão da terapia”.

“A proximidade e conveniência reforçam o nosso compromisso para uma abordagem centrada nas necessidades específicas dos nossos pacientes e seus cuidadores, fortalecendo a personalização dos cuidados, a capacitação para a adesão ao tratamento e obtenção dos resultados importantes para os pacientes contribuindo, assim, para otimizar a qualidade de vida de todos os que acompanhamos ao longo da sua patologia respiratória crónica”,  disse o diretor geral da VitalAire, Jorge Correia, citado no comunicado.