A experiência gestionária do CHTS no período pandémico – visão evolutiva

A forma como as nossas vidas foram todas abaladas em 2020 pelo aparecimento da COVID-19 obrigou-nos, a TODOS, nas nossas intervenções profissionais, particulares ou sociais, a promover adaptações para as quais dificilmente alguém imaginaria ter de responder.

Os gestores dos hospitais não tiveram nenhuma margem para escapar a este autêntico turbilhão, além do mais porque a área da Saúde, pela própria natureza deste acontecimento pandémico, estaria, inevitavelmente, no olho do furacão e na frente de combate para resposta às populações.

A realidade concreta do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) é a de um grande Centro Hospitalar que tem uma das maiores incumbências assistenciais do país, seja em área, seja em população abrangida. Temos ao nosso encargo o atendimento, em referenciação directa, de mais de 5% da população portuguesa, mais de 520 mil pessoas, distribuídas por 12 concelhos de quatro distritos: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Se em períodos normais, o esforço exigido aos nossos profissionais é enorme, tendo em conta a carência de meios humanos e materiais necessários aos fins assistenciais elencados, em situações como a deste contexto pandémico, apesar da melhoria operada nos últimos anos, o exercício torna-se verdadeiramente superlativo.

Ao nível dos recursos humanos disponíveis para este trabalho assistencial, nos mais diversos grupos profissionais, considerando Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos, Assistentes Operacionais, e outros, embora se tenha dado um crescimento significativo desde 2016, passando de um número global em redor dos 1.800 para mais de 2.200 na atualidade, continuamos carentes em algumas áreas, designadamente de Engenharia da Saúde,  mas estamos crentes que o olhar atento e a colaboração imprescindível da tutela acerca da nossa atividade* e das necessidades das populações, continuará a garantir esse mesmo reforço. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº104, mar/abr 2021, dedicado ao tema 'A resposta do SNS à pandemia e os desafios do futuro'

Carlos Alberto Silva

Presidente do Conselho de Administração (CEO) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa