A democratização da Robótica

• 31 agosto 2023, quinta-feira

Partindo da premissa de que vivemos um contexto de acelerado desenvolvimento tecnológico, é inevitável que o mesmo se reflita nas diferentes áreas críticas da sociedade.

Se na educação, fundamental para o desenvolvimento humano e social, a inovação tecnológica está a transformar a forma como aprendemos e ensinamos, recorrendo a novas plataformas de comunicação (realidade virtual), transferência de conhecimento e abordagens de ensino customizado (inteligência artificial para adaptar o ensino às aquisições do aluno), na saúde, onde a inovação tem um papel não só no modelo de transmissão de informação mas também na própria atividade clínica, o seu impacto é multidimensional e, por vezes, imprevisível a extensão da sua implicação nos cuidados de saúde.

De uma forma simplista, a inovação (crucial para o desenvolvimento) aplicada aos cuidados de saúde tem permitido a óbvia melhoria na qualidade de vida dos pacientes, resultados médicos e também económicos. Por esse motivo, quando se analisa uma nova tecnologia, é redutor pensar que o impacto da mesma será apenas no domínio técnico.

Afunilando a inovação através das novas tecnologias, o domínio da Robótica é certamente um dos vetores de desenvolvimento mais atual e incontornável para o futuro, assumindo um papel desde o diagnóstico ao tratamento e reabilitação.

Pelo crescente aparecimento de soluções robóticas e sua estandardização de utilização, a (expectável) democratização da robótica na saúde permitirá tornar essas tecnologias acessíveis e disponíveis para um maior número de pessoas. (...)

Por João Branco, licenciado em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico; completou no ISCTE o Mestrado Executivo em Gestão de Serviços de Saúde/Gestão de Empresas; gestor de Contas Estratégicas dentro da Medtronic

Artigo completo na TecnoHospital nº118, jul/ago 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I'