Setor da Saúde recebe cerca de 46 milhões de euros para investir em eficiência energética

O POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos atribuiu 45.547.456,58 euros ao setor da saúde, destinados à implementação de medidas de eficiência energética.

O principal beneficiário é o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (que agrega o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente), com 14.908.590,50 euros de financiamento comunitário, de um total de 15.693.253,16 de despesas elegíveis. A lista de medidas desenvolvida no âmbito da candidatura desta unidade hospitalar atinge, segundo o documento de aprovação das candidaturas, os maiores drivers de consumo energético do Hospital, que deverá, após a implementação, subir o seu certificado energético em dois níveis e garantir um racional económico positivo nas condições definidas pelo POSEUR. A operação de implementação destas medidas no Centro Hospitalar de Lisboa Norte deverá durar até 31 de março de 2020.

A segunda unidade com maior financiamento é o IPO de Lisboa, que recebe 6.565.462,06 euros para abandonar as duas caldeiras a vapor existentes e respetiva rede, além de 51 chillers, transitando para a produção centralizada de água quente e água gelada, através de chillers/bombas de calor. os elevadores vão ser substituídos por equipamentos de elevada eficiência. Será efetuado o isolamento térmico da cobertura do Pavilhão de Rádio e será também instalado um Parque Fotovoltaico. Estas operações deverão ser concluídas até 30 de junho de 2019.

Da lista de unidades de saúde beneficiárias constam ainda o Centro Hospitalar de Lisboa Central, o Centro Hospitalar de São João, O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Hospital Garcia de Orta, O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o IPO do Porto.

Mais informação aqui: https://poseur.portugal2020.pt/pt/candidaturas/avisos/poseur-03-2016-65-efici%C3%AAncia-energ%C3%A9tica-nos-edif%C3%ADcios-da-administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-central/