Primeira Unidade de Ortogeriatria do país assinala oitavo aniversário

• 03 janeiro 2024, quarta-feira

Fotografia: CHVNGE

A Unidade de Ortogeriatria do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) assinalou o seu oitavo aniversário no dia 14 de dezembro, revelando importantes avanços e contribuições significativas para a abordagem dos cuidados geriátricos.

A coordenadora da Unidade de Ortogeriatria, Rafaela Veríssimo, enfatizou, citado em comunicado, a relevância desta unidade especializada, dando nota de que “a fratura do fémur é uma condição comum na população idosa e é uma das principais causas de cirurgia traumática nesse grupo”.

Esta unidade, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, serviço social e apoio farmacêutico, “tem demonstrado resultados bastante animadores, destacando-se a taxa de mortalidade reduzida, a diminuição da demora média e das complicações durante o internamento”, lê-se em comunicado divulgado pelo CHVNGE.

O sucesso da Unidade de Ortogeriatria do CHVNGE também “está associado à articulação com a Via Verde Fratura do Fémur, um circuito criado para uma avaliação abrangente do idoso, não apenas pelo ortopedista, mas também pelo anestesista e internista, permitindo uma intervenção cirúrgica mais rápida”, explicou a coordenadora.

Rafaela Veríssimo ressalvou ainda que “a unidade possibilita uma abordagem holística do doente idoso, oferecendo melhor qualidade de vida e autonomia”.

No que respeita à evolução dos cuidados geriátricos no Sistema Nacional de Saúde, a coordenadora referiu que “apesar do aumento da formação em geriatria nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para uma intervenção precoce e proativa na abordagem das particularidades dos idosos”.

Fundada em 2015, a Unidade de Ortogeriatria do CHVNGE foi pioneira no país, tendo apenas interrompido temporariamente a sua atividade durante os anos de pandemia.

Até à interrupção forçada da sua atividade, admitiu 457 doentes, registando uma taxa de mortalidade de 2,65 por cento. Desde a retoma da sua atividade, e de acordo com os últimos dados disponíveis, a unidade admitiu 213 doentes idosos com fratura do fémur, conseguindo reduzir a taxa de mortalidade para 1,4 por cento.