ULSBA vai ter Equipa Comunitária de Saúde Mental
- 02 agosto 2022, terça-feira
- Gestão

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai ter uma das cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a Infância e Adolescência, previstas pelo Governo no Despacho n.º 8455/2022, publicado a 11 de julho em Diário da República.
De acordo com o diploma, serão criadas dez equipas comunitárias de saúde mental em 2022, cinco para a população adulta e cinco para a população infantil, que vão integrar um projeto-piloto, iniciado em fevereiro de 2020 com outras dez equipas, para reforço das respostas de proximidade a pessoas com problemas de saúde mental.
A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência da ULSBA será constituída por um médico com especialidade de psiquiatria, um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, dois psicólogos clínicos, um técnico superior de serviço social, um terapeuta ocupacional e um assistente técnico.
As cinco equipas para crianças e adolescentes são criadas nos centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Leiria, de Setúbal, Unidade Local de Saúde do Alto Minho e ULSBA.
As novas equipas para os adultos são criadas, por Administração Regional de Saúde, nas unidades locais de saúde do Nordeste, de Castelo Branco, do Norte Alentejano, e nos centros hospitalares do Oeste e Universitário do Algarve.
Outros artigos que lhe podem interessar