CHL cria Equipa Comunitária de Saúde Mental

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência.

O objetivo é aproximar os serviços de Saúde Mental da população mais jovem que acompanha e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental.

A equipa deverá ficar constituída até 30 de setembro para iniciar atividade e fica sob a responsabilidade do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL.

“Desde há várias décadas, diversos estudos salientam o facto de os cuidados prestados às pessoas com doença mental grave em contexto comunitário serem mais eficazes do que modelos de prestação de cuidados de base hospitalar (PNSM, 2008)”, salientou a diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do CHL, Graça Milheiro.

“A evidência científica mostra que as intervenções na comunidade mais próximas das pessoas são as mais eficazes e as que acolhem as preferências dos indivíduos com doença mental e suas famílias, pelo que tem havido uma crescente preocupação em desenvolver serviços na comunidade em Portugal”.

A constituição da nova equipa integra o Despacho n.º 8455/2022, que contempla a criação, em 2022, de cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a Infância e Adolescência, onde se inclui a do CHL, conforme previsto no Plano de Recuperação e Resiliência.