ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro implementa procedimento inovador

  • 16 janeiro 2025, quinta-feira
  • Gestão

DR

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) introduziu,  no mês de dezembro de 2024, uma nova técnica de dessensibilização para agentes quimioterápicos.

De acordo com o Portal SNS, o procedimento permite tratar de forma segura as pessoas com alergias a fármacos usados no combate ao cancro e evita terapias alternativas menos eficazes e mais dispendiosas. 

O diretor do Serviço imunoalergologia da ULS Rui Silva, afirma que “este procedimento viabiliza a administração do medicamento ideal, essencial para melhores resultados clínicos, mesmo quando o doente tem alergia ao fármaco, evitando soluções de segunda linha que podem comprometer a eficácia do tratamento oncológico”.

Com a instalação deste novo tratamento é reduzida a deslocação de doentes a hospitais do Porto e oferece-se uma resposta mais célebre e um acompanhamento de proximidade.

Além disso, reduz custos, já que os tratamentos de segunda linha, são em geral, mais onerosos, e diminui efetivamente o risco de reações adversas graves nos doentes em tratamento oncológico.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.