ULS Oeste recebe ecógrafo para o Serviço de Pediatria
Fotografia: ULS do Oeste
O Serviço de Pediatria do Hospital de Caldas da Rainha, da Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, recebeu um ecógrafo e sondas oferecidas pelo Clube de Golfe da Praia d’El Rey – PDR Captains Charity e os Lions Clube de Caldas da Rainha.
A formalização da entrega contou com a presença da presidente do Conselho de Administração da ULS do Oeste, Elsa Baião, e da diretora do Serviço de Pediatria, Luísa Preto.
A ecografia é um dos exames de imagem mais utilizados em pediatria e usa a propriedade de ultrassons (ondas sonoras de alta frequência). Apresenta várias vantagens, sendo por isso utilizada de uma forma sistemática no diagnóstico de diversas patologias.
“Entre as vantagens está o facto de não utilizar radiação, além de ser indolor e rápido (realizado em média entre cinco e dez minutos). Por outro lado, não é invasivo e aplica-se no estudo da maioria dos aparelhos e sistemas do corpo humano. Acresce a facilidade de deslocação do aparelho pelos vários serviços do hospital”, referiu a ULS do Oeste em comunicado.
Neste momento, a utilização mais frequente no Serviço de Pediatria será para realização de ecografia cardíaca, na consulta de cardiologia pediátrica, que se iniciou há cerca de oito meses.
“Além disso, permite realizar ecografia transfontanelar ou cerebral (efetuada através da fontanela anterior) muito importante na avaliação de lesões cerebrais do recém-nascido, assim como na previsão de eventuais alterações de desenvolvimento a longo prazo e na avaliação de alguns quadros clínicos nos primeiros meses de vida”, acrescentou.
Este exame era até aqui, obrigatoriamente, solicitado ao exterior, embora haja, no Serviço, médicos com capacidade de execução técnica nesta área. Por outro lado, permite a realização de ecografia de urgência para avaliação rápida de situações urgentes/emergentes no Serviço de Urgência e também permitirá a concretização da ecografia neo-natal, aplicável em múltiplas situações nos recém-nascidos para esclarecimento de situações patológicas graves.
O equipamento teve um custo de cerca de 34 mil euros, sem IVA.
Outros artigos que lhe podem interessar