Radiologia: evolução histórica e tecnológica
Fotografia: MART PRODUCTION_Pexels
A história da Radiologia começa oficialmente a 8 de novembro de 1895, em Würzburg, Alemanha, data em que é obtida a primeira imagem de radiografia, por Wilhelm Conrad Röentgen. Desde a sua origem que o contacto entre a Radiologia e Engenharia sempre foi estrito, começando pelo facto de Röentgen ser Engenheiro Mecânico de formação.
Esta enorme descoberta para a Medicina fez com que rapidamente fosse incorporada na prática clínica. Assim, começam a ser criados os primeiros “Laboratórios de Raios-X”, onde eram realizadas e interpretadas as radiografias por médicos treinados para tal. O primeiro laboratório em Portugal foi criado no Hospital Real de S. José, em Lisboa, chamado de “Gabinete de Radiologia” e dirigido pelo Dr. Feyo e Castro.
É fácil de entender que os avanços científicos da Medicina trouxeram novas exigências no que respeita ao diagnóstico e terapêutica de doenças, e consequentemente, à Radiologia. Desempenha um papel fundamental no diagnóstico de doenças, orientação do seu tratamento e avaliação de resposta à terapêutica, trabalhando de forma multidisciplinar com todas as áreas de especialização médica.
Além do seu papel no diagnóstico quando há suspeita clínica de uma patologia, não é de somenos a importância da Radiologia no rastreio populacional de doenças neoplásicas, mesmo antes do aparecimento sintomas, por exemplo no rastreio do cancro da mama. (...)
Por Ana Luísa Pinto e Diogo Garrido, em coautoria e com a colaboração de João Vieira, Serviço de Radiologia do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, Açores
Outros artigos que lhe podem interessar