Proteção contra as radiações ionizantes - Monitorização e inovação para a melhoria das práticas

Fotografia: jarmoluk_Pixabay

A Imagem Médica é uma área das Ciências da Saúde que possui um papel determinante no rastreio, diagnóstico, estadiamento, follow-up e tratamento dos doentes. Porém, diversas modalidades de Imagem Médica, como as radiografias, as tomografias computorizadas (TC) e os procedimentos guiados por fluoroscopia, utilizam radiação ionizante e a sua utilização deve ser bem ponderada, de acordo com as normas.

Os três princípios básicos de Proteção Radiológica são a justificação, a otimização das práticas e os limites de dose. Estes são instituídos pela Diretiva Comunitária 59/2013/EURATOM, transpostos para a legislação portuguesa nos Decreto-Lei nº 108/2018 e Decreto-Lei nº 139-D/2023. E são também defendidos pela International Commission on Radiological Protection (ICRP) e pela Internacional Atomic Energy Agency (IAEA).

O princípio da justificação baseia-se na necessidade clínica de realizar um procedimento que envolve radiação ionizante, considerando os riscos inerentes à exposição à radiação e os benefícios da obtenção de um diagnóstico e tratamento. De modo a melhor suportar esta decisão, existem documentos e plataformas de apoio ao médico prescritor, das quais se destacam a i-Guide da European Society of Radiology, i-Refer do Royal College of Radiologists e os Appropriateness Criteria do American College of Radiology. (...)

Por Joana Santos, professora coordenadora com agregação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra. Com Pós-Doutoramento em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Doutorada em Diagnostic Imaging pela University College Dublin, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Aveiro, Licenciada em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra. Desenvolve investigação na área da dosimetria, otimização e proteção radiológica, com o objetivo de promover a segurança do doente e profissionais durante a realização de procedimentos radiológicos. Sendo autora de diversas comunicações orais e escritas na mesma temática no âmbito da Proteção Radiológica na Saúde.

Artigo completo na TecnoHospital nº123, mai/jun 2024, dedicada ao tema 'Imagiologia – Parte I'

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.