DGS publica orientações de diagnóstico diferencial da obesidade

FOTOGRAFIA KALHH/ PIXABAY
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou "Percurso de Cuidados Integrados para a Pessoa com Obesidade", que estabelece o modelo nacional para o diagnóstico diferencial e tratamento da obesidade
Este documento define a articulação entre níveis de cuidados e o acompanhamento multidisciplinar da pessoa com obesidade, orientando a atuação clínica e organizacional dos serviços.
O percurso visa reduzir a prevalência da obesidade, melhorar a resposta dos serviços de saúde e assegurar equidade no acesso ao tratamento, e estabelece critérios para a padronização dos cuidados, reforço das equipas multidisciplinares e integração entre cuidados de saúde primários, hospitalares e equipas especializadas. Inclui, ainda, mecanismos de monitorização e avaliação contínua dos resultados terapêuticos.
A proposta foi construída com base na evidência científica, na experiência acumulada dos profissionais de saúde e na articulação entre os vários níveis de prestação de cuidados, com o objetivo de promover intervenções eficazes, humanizadas e centradas na pessoa.
Pretende-se, com estas orientações, reduzir a prevalência da obesidade, melhorar a eficácia dos serviços de saúde, aumentar a eficácia terapêutica, integrar cuidados e promover a avaliação contínua.
O manual está disponível em https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/percurso-de-cuidados-integrados/percurso-de-cuidados-integrados-para-a-pessoa-com-obesidade.aspx
Outros artigos que lhe podem interessar