Inaugurada unidade de saúde em Águeda
A União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, no concelho de Águeda, tem uma nova unidade de saúde que permite proporcionar melhores cuidados de saúde aos utentes e que reforça a importância da aposta em serviços de proximidade.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, presidiu à inauguração das instalações, no sábado, dia 4 de fevereiro.
A nova unidade de saúde resulta de um projeto inteiramente financiado pela Câmara Municipal de Águeda e executado pela Junta de Freguesia. “Assim se evidencia o papel decisivo que o poder local pode ter na qualificação dos cuidados de saúde primários”, salientou o ministro da Saúde, na cerimónia de inauguração.
O governante elogiou a opção pela reabilitação de um edifício da junta de freguesia, que permite manter os cuidados de saúde numa localização central e lado a lado com outros serviços públicos de interesse para as pessoas.
Manuel Pizarro aproveitou o momento para reconhecer que a falta de médicos de família ainda é um problema em algumas unidades, mas avançou que durante o mês de fevereiro serão colocados dois novos especialistas em medicina geral e familiar no concelho de Águeda. Depois, agradeceu à equipa de saúde da unidade, uma médica, uma enfermeira e uma secretária clínica, pelo trabalho desenvolvido e “patente no carinho demonstrado pela população”.
“Queremos que todos os portugueses tenham uma equipa de saúde familiar, mas, entretanto, é preciso encontrar respostas transitórias”, asseverou, insistindo que só este ano começaram a sua formação em medicina geral e familiar um total de 507 jovens médicos, mas que é necessário aguardar quatro anos para que terminem a especialidade. “Se tivéssemos sempre formado números iguais a este, o problema não existia”, acrescentou.
A organização do sistema de saúde em redes mais inteligentes é uma das medidas que o Ministro da Saúde considera essenciais para respostas em permanência e com mais qualidade. Para isso, as pequenas unidades como a de Travassô e Óis da Ribeira devem associar-se a unidades de localidades próximas que assegurem “interrupções temporárias que acontecerão sempre”, como os casos de doença do médico ou de licença de parentalidade.
Outros artigos que lhe podem interessar