O impacto da Arquitetura na prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde

Quando se fala das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde – IACS - é comum lembrarmo-nos de imediato daquele conhecido, familiar ou amigo que deu entrada no Hospital por uma qualquer patologia e que acabou por ficar internado mais tempo do que o previsto, ou que chegou mesmo a falecer por outro motivo que não aquele que o levou inicialmente ao Hospital.
As IACS são uma importante causa de mortalidade, que merecem uma reflexão cuidada, e uma colaboração ativa de todos os intervenientes. É necessária uma ação concertada por parte dos profissionais de saúde, doentes, visitas, planeadores técnicos (arquitetos e engenheiros), entidades reguladoras de controlo e prevenção, entidades de manutenção, e mesmo dos órgãos executivos, através de uma legislação eficaz.
Arquitetos e engenheiros devem participar no planeamento das futuras unidades de saúde e na recuperação das unidades existentes, podendo, através do seu conhecimento, antecipar soluções eficazes que evitem a fixação e a propagação das infeções, uma vez que o modo de transmissão mais recorrente é o ar, a água e as superfícies.
Começando pelo princípio, e de uma forma resumida. Num projeto de uma unidade de saúde a construir de raiz, num determinado terreno disponibilizado para o efeito, o projetista organiza o novo edifício através de grandes áreas funcionais, de modo que elas se articulem entre si adequadamente, de acordo com as proximidades e circuitos desejáveis. Depois, dentro de cada uma das áreas funcionais compartimentam-se os espaços de uma forma lógica e funcional. (...)
por Carla Simões, Arquiteta (OALVT – 5272) – Licenciatura em 1993 pela Universidade Lusíada de Lisboa. Técnica Superior – Arquitetura e Coordenação de Projeto – no SUCH desde 2018 na Unidade de Prestação de Projetos e Obras. A principal área de atuação são os Projetos Multidisciplinares na área de Transportes (ferroviários e Aeroportuários) e em Edifícios Hospitalares.
Artigo completo na TecnoHospital nº112, jul/ago 2022, dedicada ao tema 'O impacte da Engenharia e Arquitetura da Saúde nas IACS'
Outros artigos que lhe podem interessar