Imagiologia. Origens e evolução até aos dias de hoje. Um breve resumo histórico e cronológico

Fotografia: Wikimedia Commons
Sistemas de radiografia e fluoroscopia
Wilhelm Conrad Roentgen nasceu em 1845 em Lenneps, Alemanha, foi professor na Universidade de Estrasburgo, no Instituto Giessen e nas Universidades de Wiirtzburg e Munich. Nesta última Universidade, dirigiu o Instituto de Física. Imortalizado pela descoberta dos Raios X, em Wurtzburg, a 8 de novembro de 1895, recebeu o Prémio Nobel de Física em 1901. Ficou famosa a primeira radiografia da mão da sua mulher, “Hand mit ringen” - Mão com anel. No início do séc. XX, a técnica diagnóstica radiográfica estava vulgarizada e com grande aplicação em diversas áreas anatómicas: ortopedia, tórax, abdómen.
Em Imagiologia e no diagnóstico por imagem, é fundamental a “qualidade” da representação imagiológica clínica - “qualidade de imagem” - que se obtém do “objeto” (doente) e da área em estudo.
Em Radiologia, e evolução tecnológica nos equipamentos de produção de radiação (geradores, ampolas de raios-X) e equipamentos de aplicação/leitura do efeito dessa mesma radiação (mesas de exames radiológicos verticais e horizontais, sistemas de exposimetria para controlo em malha fechada do ciclo causa-efeito de radiação, sistemas Intensificadores de imagem/TV), registou incremento em duas vertentes principais (…)
Por José Paulo Simões Duarte, Lic. Eng. Univ. Coimbra, Prof. Conv. ESTESC; Quadro Siemens / GE /MC Medical
Outros artigos que lhe podem interessar