Hospital dos Açores vai receber apoio até 20 milhões de euros
- 16 outubro 2024, quarta-feira
- Gestão
Foto da fachada, site do HDES
Montante servirá para restabelecer a normalidade assistencial e dar continuidade à prestação de cuidados, após os danos causados pelo incêndio de 4 de maio
Após o incêndio deflagrado numa área técnica do Hospital do Divino Espírito Santo, nos Açores, o Governo declarou, a 5 de junho, a situação de calamidade na Região Autónoma pelo período de um ano.
Foi determinada a afetação de meios financeiros indispensáveis à reposição da normalidade na prestação de cuidados, tendo ficado prevista a assunção de 85 % das despesas causadas ou decorrentes do incêndio que afetou o edifício do HDES, desde que consideradas elegíveis.
Neste sentido, foi constituída uma comissão de trabalho para identificar as despesas elegíveis e monitorizar as despesas realizadas.
Agora, o Governo determinou, por resolução publicada a 2 de outubro, que até ao final do ano será transferido um valor máximo de até 20 milhões de euros “exclusivamente para o restabelecimento da normalidade assistencial e à continuidade da prestação de cuidados de saúde à população”, isto “sem prejuízo do reconhecimento de elegibilidade da inventariação e quantificação exata dos danos e prejuízos causados”. Este valor representa um adiantamento por conta da elegibilidade da inventariação e quantificação exata dos danos e prejuízos causados.
Outros artigos que lhe podem interessar