HCV reconhecido como Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade

O Hospital Cruz Vermelha (HCV) foi reconhecido como Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade pela Direção-Geral de Saúde. Para assinalar este momento, o hospital promove, a 10 e 11 de outubro, nas suas instalações em Benfica, uma ação de sensibilização com rastreios gratuitos ao controlo de peso em que todos são convidados a saber seu risco de doença metabólica.

Segundo Rodrigo Oliveira, coordenador do departamento de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do HCV, citado em comunicado, “obtivemos este reconhecimento de centro multidisciplinar de tratamento da obesidade porque dispomos de infraestruturas físicas, recursos técnicos e humanos capazes de proporcionar uma resposta eficaz ao nível de avaliação, tratamento e acompanhamento completo de casos graves de obesidade. A nível de recursos humanos, o centro é composto por cirurgião geral e do aparelho digestivo, anestesistas, enfermeiros, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, e outras tantas especialidades como pneumologia, cardiologia, psiquiatria ou cirurgia plástica quando o caso se justifica.”

O coordenador justifica ainda a decisão de promover os rastreios por se tratar de “uma das primeiras formas de inverter os elevados números de obesidade em Portugal”, ou seja, dando “importância ao correto diagnóstico e tratamento da doença”. Não tenho dúvidas que esse é o primeiro passo para o tratamento adequado e que esse passo pode ser dado aqui no HCV”, remata.

No dia 11 de outubro assinala-se também o Dia Mundial da Obesidade. De acordo com um relatório da OCDE, o número de pessoas com peso a mais está a aumentar em todos os países da organização, o que tem um impacto médio no PIB de 3,3 por cento. A OCDE estima que nas próximas três décadas, o excesso de peso provocará a morte de até 92 milhões de pessoas com obesidade e doenças relacionadas com o excesso de peso, e que a esperança de vida estará reduzida em três anos em 2050.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.