Estudo visa melhorar cuidados pré-operatórios de cirurgia cardíaca

Fotografia: ULS Gaia e Espinho

A enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica da Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia e Espinho Soraia Rodrigues desenvolveu um estudo inovador que promete transformar a abordagem nos cuidados pré-operatórios de doentes a aguardar cirurgia cardíaca.

O estudo, intitulado “A pessoa a aguardar Cirurgia Cardíaca: Viabilidade de uma intervenção complexa, eNursing, de Reabilitação Cardíaca”, realizado enfermeira como parte do seu doutoramento, teve como foco desenvolver e testar uma intervenção pré-operatória dirigida à pessoa idosa com doença cardíaca a aguardar cirurgia cardíaca eletiva, com recurso a intervenções eNursing.

A investigação, que seguiu as diretrizes do Medical Research Council para intervenções complexas, foi composta por cinco estudos, tendo sido utilizada uma metodologia baseada na técnica de métodos mistos, o que “permitiu recolher dados quantitativos e qualitativos que forneceram uma base sólida para a modelagem e testagem da intervenção eNursing”, explicou a investigadora.

Os resultados deste estudo permitiram “destacar a viabilidade e a aceitação da intervenção por parte dos 30 participantes idosos que aguardavam cirurgia cardíaca eletiva, assim como dos seus conviventes e dos enfermeiros que colaboraram no estudo”, sublinhou Soraia Rodrigues, citada em comunicado.

Entre os resultados “verificamos o número reduzido de complicações pulmonares pós-operatórias (14,3 por cento), assim como um aumento na literacia em saúde dos pacientes e melhorias na perceção da sua qualidade de vida”, referiu.

Para a enfermeira, “o teste de viabilidade da intervenção demonstrou a sua exequibilidade e aceitabilidade”, tendo ainda sido possível concluir que “ao encontrar-se finalizada a modelagem do programa de intervenção, abrem-se portas para a sua aplicação e avaliação em maior escala num futuro próximo”.

Este trabalho foi realizado no âmbito da conclusão do doutoramento da investigadora, cujas provas académicas foram defendidas no passado mês de julho na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.