Entrevista a José Luís López, Presidente da Asociación Española de Ingeniería Hospitalaria

Fotografia D.R.
Numa era marcada pela inovação tecnológica, a engenharia não se limita a atuar como “médico da tecnologia”, mas está imbuída nos procedimentos clínicos, nos exames de diagnóstico e no planeamento. Esta é uma das ideias centrais deixadas pelo presidente da Asociación Española de Ingeniería Hospitalaria (AIH), José Luís López González, durante uma entrevista em que também abordou a gestão hospitalar em Espanha e a adesão ao associativismo no país vizinho.
TecnoHospital (TH): Fale-nos um pouco do seu perfil.
José Luís López (JLL): Sou doutor e engenheiro no ramo industrial. Completei um mestrado em arquitetura sanitária assistencial, outro em prevenção de riscos laborais e outro em gestão empresarial. Dediquei praticamente toda a vida profissional ao sistema público de saúde. Já estive em quatro hospitais, três deles na Galiza e um em Valência. Como docente, dei aulas no mestrado de Arquitetura Sanitária, na Escola Nacional de Saúde, em Madrid, e na Escola Galega de Administração em Saúde. Atualmente, estou fora da docência, e estou dedicado profissionalmente ao Hospital Universitario Lucus Augusti, de Lugo. Através do doutoramento e da minha colaboração com a Universidade de Vigo, publiquei quatro artigos científicos e publiquei artigos profissionais em diferentes revistas de âmbito internacional. Tenho 39 anos de exercício da profissão.
TH: Há cursos da academia para os engenheiros hospitalares?
JLL: Do ponto de vista académico, não. Não há uma formação específica, mas estão a criar-se cursos de engenharia biomédica a nível universitário. mente recente, com 10 anos. Anteriormente, eram os engenheiros do ramo industrial a assumir a parte técnica nas infraestruturas de saúde. Também na parte de arquitetura, concretamente, várias universidades espanholas têm um mestrado específico de arquitetura hospitalar. Eu fiz esse mestrado e também participei como docente. É mais ou menos desta forma que podemos entrar na docência: através de formação específica dedicada às infraestruturas e à tecnologia de saúde. (...)
Outros artigos que lhe podem interessar