Premiado dispositivo que evita queda de cabelo durante quimioterapia
Dispositivo concebido pela designer irlandesa Olivia Humphreys utiliza o arrefecimento do couro cabeludo para evitar a queda de cabelo. Custa 1/20 do preço da tecnologia existente e pode ser utilizado fora do hospital, reduzindo o tempo que os doentes são obrigados a passar nas enfermarias
Os James Dyson Awards premiaram, na categoria de Medicina, o dispositivo Athena, um equipamento acessível e portátil para evitar a queda de cabelo associada à quimioterapia. Este modelo permite, segundo um comunicado da Dyson, poupar mais tempo do que os modelos hospitalares atuais, sem comprometer a qualidade do tratamento.
Os atuais produtos de arrefecimento do couro cabeludo utilizam tecnologia de refrigeração que requer uma ligação constante à corrente. O doente tem de chegar ao hospital 30 minutos mais cedo e permanecer durante 90 minutos após a infusão. Athena é alimentado por bateria, pesa cerca de 3 kg e é composto por uma mala de transporte e um capacete de arrefecimento, que se adapta a diferentes formas de cabeça, e permite que as pessoas passem menos tempo no hospital num dia de tratamento de quimioterapia. Funciona através da utilização de semicondutores termoelétricos de baixo custo chamados Peltiers, que arrefecem um tanque de água, que faz circular a água fria à volta da cabeça através de uma peça de cabeça inteligentemente produzida.
Com Athena, os doentes podem iniciar e terminar o processo de arrefecimento do couro cabeludo a partir de qualquer local, como o conforto da sua própria casa. Na potência máxima, pode funcionar durante 3,5 horas, permitindo ao doente deslocar-se de e para o hospital enquanto arrefece e deslocar-se durante a terapia, por exemplo, para ir à casa de banho. Athena tem como objetivo devolver o controlo aos doentes numa altura em que normalmente têm pouco. Este produto é centrado no doente e, por isso, Olivia também escolheu cores vivas para os materiais do dispositivo, diferente das cores convencionais e clínicas encontradas nos hospitais. Com o nome da poderosa deusa grega da sabedoria e da estratégia de batalha, para Humphreys, Athena é um símbolo de resiliência, que é uma qualidade frequentemente observada em quem vive com uma doença tão grave como o cancro e passa pelos tratamentos necessários.
O custo estimado de Athena seria de cerca de 1000 euros, segundo Olivia, o que é significativamente inferior ao das mesmas máquinas do sector, que começam por custar cerca de 20 000 euros. Athena tem potencial para tornar a prevenção da queda de cabelo mais acessível e económica tanto para os doentes como para os prestadores de cuidados de saúde - o cenário ideal para Olivia seria estabelecer parcerias com hospitais e instituições de caridade para oferecer o Athena através de aluguer ou empréstimo. Para levar Athena para o nível seguinte, é necessária investigação e desenvolvimento extensivos, e o prémio em dinheiro dos James Dyson Awards irá dar o pontapé de saída. A longo prazo, Olivia está a explorar novas tecnologias para futuros métodos de prevenção da queda de cabelo para além do arrefecimento do couro cabeludo.
Outros artigos que lhe podem interessar