Implementado desfibrilhador com elétrodo no esterno


FOTO UMG/SAMER AL MHTETHAWI

A University Medical Center Gottingen (UMG) implementou pela primeira vez, um desfibrilhador com eletrodo no esterno

O Sistema Aurora é um sistema chamado extravascular e foi aprovado como terapia na Europa. 

O professor Karl Toshce, chefe em exercício da Clínica de Cardiologia e Pneumologia da UMG, revelou ao portal da Feira Medica, que o “eletrodo que está ancorado no coração, é guiado abaixo do esterno e fica no coração. O próprio desfibrilhador é inserido debaixo da axila esquerda. No raro evento de uma infecção, esta não pode entrar na corrente sanguínea diretamente, uma vez que o sistema Aurora não é colocado no coração”. 

Desfibrilhador implantáveis

Os CDI (cardioversores-desfibrilhadores implantáveis) são dispositivos que se estabelecem para prevenir paragens cardíacas súbitas. Os sistemas consistem num desfibrilhador e num ou mais eletrodos na forma de cabos que se colocam abaixo da clavícula. O CDI monitoriza ritmos cardíacos e o desfibrilhador emite um choque elétrico para corrigir arritmias perigosas. 

Benefícios Sistema Aurora

O sistema Aurora fornece benefícios aos pacientes como um procedimento mais suave, a diminuição do risco de lesão e adequação em grupos específicos, como em doentes em diálise. 

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.