CHULN realiza cirurgia pioneira que devolveu função mastigatória
- 08 novembro 2021, segunda-feira
- Gestão

O Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) realizou pela primeira vez em Portugal uma cirurgia que permitiu a uma jovem de 17 anos voltar a mastigar.
Antes desta operação inovadora, a doente só conseguia abrir a boca oito milímetros, consequência de um tumor provocado pela síndrome de Gardner, uma doença rara que se caracteriza pela formação de pólipos intestinais e osteomas (tumores ósseos que normalmente se formam no crânio).
Esta foi a primeira vez que um hospital português colocou uma prótese customizada bilateral num doente com síndrome de Gardner.
Além da Estomatologia, o complexo processo que levou à resolução deste caso envolveu também a Pediatria, a Anestesiologia e a Infeciologia, para adequar a antibioterapia, a Pneumologia, para a entubação nasofibroscópica, e a Otorrinolaringologia, caso fosse necessária uma traqueostomia.
De acordo com o diretor do Serviço de Estomatologia do CHULN, Francisco Salvado, na reabilitação pós-operatória e em internamento, foi preciso contar com a equipa de Medicina Física e de Reabilitação, “porque era necessário começar a fazer movimentos o quanto antes”.
Outros artigos que lhe podem interessar