CHL dispõe de sala robotizada de raio X

O Serviço de Imagiologia do Hospital de Santo André, inserido no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), já tem em funcionamento a sua primeira sala robotizada de raio X.
De acordo com o CHL, “o novo equipamento de radiologia robotizado de aquisição digital direta com detetores flat panel representou um investimento de cerca de 301 mil euros e vem substituir uma mesa de raio X convencional”.
“Este é um equipamento de última geração com sistema robotizado, com simplificação dos procedimentos técnicos, incremento na qualidade das imagens obtidas e com redução muito considerável de dose a que expomos os nossos doentes”, explicou o diretor do Serviço de Imagiologia do CHL, Vítor Pardal.
De acordo com o mesmo responsável, o novo equipamento destina-se à realização de todo o tipo de estudos de radiologia convencional, de ambulatório, mas também de Urgência, a adultos e crianças, com detetores dedicados.
“Demos mais um passo em frente na modernização do nosso centro hospitalar, com a disponibilização da primeira sala robotizada do CHL no Serviço de Imagiologia no Hospital de Santo André, e não queremos ficar por aqui. Consideramos avançar com a transformação de mais uma sala afeta à Urgência até ao final deste ano, e nos próximos anos pretendemos substituir as salas de raios X nos hospitais de Alcobaça e Pombal”, disse o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho.
Segundo o CHL, “além da aquisição e montagem do novo equipamento, o investimento incluiu todos os trabalhos necessários para a substituição do equipamento de radiologia convencional existente, bem como as obras essenciais para adequar a sala ao novo conceito, ao nível do pavimento, das instalações elétricas e do sistema de ventilação, e a colocação de um sistema de sinalização luminosa e informativa de emissão de radiação ionizante”.
Outros artigos que lhe podem interessar