CHBM investe 503 mil em eficiência energética no Hospital do Barreiro

Os serviços de internamento do Hospital de Nossa Senhora do Rosário (HNSR), no Barreiro, vão beneficiar de uma melhoria no seu conforto térmico, ao abrigo de uma intervenção do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que visa a instalação de fancoils/ventiloconvectores nestes espaços.

Com um investimento de cerca de 503 mil euros, esta intervenção será feita de forma gradual nos serviços de internamento, para minimizar o transtorno para utentes e profissionais.

A candidatura do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes na instituição.

Prevê-se que o investimento feito com este programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45 por cento de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros por ano.

Esta é a sexta intervenção feita no âmbito do POSEUR, que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética.

Ao abrigo deste programa, o HNSR já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar e dois chillers (investimento de um milhão de euros); substituiu as atuais caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação (investimento de cerca de 240 mil euros); e está a instalar um campo fotovoltaico/painéis solares (investimento de 700 mil euros), estando, ainda, prevista a instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.