Automatização dos Processos de Logística Hospitalar

Texto de
Nuno Loureiro, Diretor Serviço de Logística e Stocks do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
Ao longo dos últimos anos temos assistido de uma forma consubstanciada, diria até generalizada, ao aperfeiçoar das operações logísticas nos hospitais, com a preocupação contínua de redução de custos, stocks, tempo e desperdícios.
Não obstante o já alcançado, o setor exige/necessita de forma premente de uma nova filosofia de investimentos e ruturas de paradigma que permita maior autonomia e sustentabilidade do serviço prestado.
Os Serviços (consumidores) são cada vez mais exigentes em relação à disponibilidade de fornecimento, à flexibilidade e à qualidade. A modernização é determinada por fatores como:
- Exigências de maior desempenho;
- Necessidades de aumento de capacidade de stockagem
- Alteração dos volumes dos produtos e, em decorrência, modificação da estratégia de distribuição;
- Redução dos stocks e, em decorrência, maior movimentação de stocks, melhoria da ergonomia, procedimentos e processos de validação;
- Leis de contratação pública.
A logística tem um enorme potencial estratégico, na medida em que ajuda à otimização dos processos e ao alavancar dos resultados. Contudo, reiterando o aventado anteriormente, é necessário investimento, ferramentas que tornem as rotinas mais eficientes e eficazes, e é aqui que surge a automatização logística.
A automatização logística consiste na adoção de sistemas de gestão e outras ferramentas que permitam que os processos sejam executados automaticamente. Assim, elimina-se ou diminui-se consideravelmente a necessidade de trabalho e controlos manuais.
Como disse o autor, “O caminho faz-se caminhando”, e desse modo importa que, de uma forma paulatina e contínua, cada instituição se adapte e aloque ferramentas que potenciem ganhos de eficiência e eficácia em toda a cadeia de abastecimento. Posto isso, destaco como ferramentas basilares...
Artigo completo na TecnoHospital nº 96
Outros artigos que lhe podem interessar