As Tecnologias da Saúde em evolução e a TecnoHospital em renovação!

Foto BelezaPoy/ Shutterstock

Com muita utilidade, grande conforto e bastante desconfiança, ou até algum incómodo, todos os dias convivemos - voluntária ou involuntariamente - através dos meios de comunicação e informação, com a inteligência artificial (IA).

A enorme evolução tecnológica, protagonizada pela IA e digitalização, é uma das transformações mais profundas do século XXI, com impacto em praticamente todas as áreas da sociedade e, em particular, na saúde, que vai ser muito beneficiada e, com ela, a vida das pessoas.

Lidar com essa evolução requer ação coordenada e concertada entre governos, estados, empresas tecnológicas, especialistas, cientistas e os próprios cidadãos, visando estabelecer regulamentação ética e jurídica através da criação de leis específicas para o uso responsável da IA, pois é importante garantir transparência, proteção de dados e definição de limites para vigilância e uso de IA, sobretudo em decisões e setores sensíveis como na saúde, emprego e justiça, sem discriminação e com responsabilidade.

Todavia, no mundo perigoso e disruptivo em que vivemos atualmente, pejado de egoísmo, radicalismo, falsidade, ódio e violência, essa concertação e cooperação internacional necessária para definir normas e limites globais, embora não sendo utópica, não será uma tarefa fácil!

Contudo, há que ter esperança num futuro melhor. A UE criou já o AI Act, a primeira lei regulamentadora abrangente sobre IA no mundo, que entrou em vigor em 01/08/2024, mas muito mais haverá a fazer, como a formação e capacitação de profissionais para trabalhar com IA, tanto em desenvolvimento como em uso técnico-científico, ético e estratégico.

Simultaneamente, é urgente investir na alfabetização digital e crítica da população em geral, para que todos entendam minimamente os impactos e limites da IA, cujos sistemas devem ser compreensíveis e auditáveis.

As pessoas precisam de perceber - com total transparência e racionalidade - como e por que uma determinada decisão foi tomada através da IA, porquanto esta não pode ser uma “caixa preta”, especialmente em áreas críticas como na justiça, na segurança, no trabalho, ou na saúde, onde esta ferramenta apresenta enormes vantagens, mas também perigos e desafios diversos.

2. Nesta edição da TecnoHospital, TH129, publicamos a Parte III o dossiê dedicado à Imagiologia, constituído por seis artigos da autoria de especialistas de diferentes instituições e setores da saúde – público e privado – com abordagens que vão das Salas Híbridas, à Medicina Nuclear, passando pela Radioterapia Oncológica, cuja leitura recomendamos vivamente.

Sendo a Imagiologia hospitalar uma área importantíssima, em constante evolução tecnológica, também aqui a IA tem revelado resultados muito promissores quando aplicada, nomeadamente, em diagnóstico através de análise ou segmentação de imagens, com maior rapidez, menor radiação, melhor qualidade e precisão.

Contudo, enfrenta ainda desafios e limitações, necessitando de validação clínica rigorosa, pois poderá, em alguns casos, existir risco de erro algorítmico, podendo gerar vieses diagnósticos, ou, no limite, colocar-se a questão da responsabilidade legal acerca de quem é o responsável por um erro: o técnico, o médico, ou o algoritmo?

Porém, a evolução da IA é inevitável e sabemos que ela está a começar a transformar o mundo, mas o seu impacto depende das escolhas éticas, políticas e sociais que fizermos agora.

Continuamos a ter esperança em que o bem prevaleça sobre o mal e que a IA contribua para promover a complementaridade entre humanos e máquinas, aproveitando o que há de melhor em cada um!

3. Entretanto, “como o mundo pula e avança”, cumpre-me informar os estimados leitores e ilustres colaboradores da revista de que, com esta edição TH129, termino as funções de Diretor da TecnoHospital, sendo este o meu último editorial.

Em janeiro de 2021, em tempo de pandemia, assumi o desafio e o compromisso de desempenhar o cargo de diretor da TH após aceitar o honroso convite do primeiro diretor da revista, distinto Eng.º Fernando Barbosa, e dos colegas do Conselho de Redação (CR), tendo posteriormente sido indicado pela direção da ATEHP para exercer aquele cargo.

Chegou agora o tempo de passar o testemunho e endereçar uma palavra de agradecimento pelo apoio sempre manifestado pela editora Publindústria e sua afiliada Engenho & Média, e de elevada gratidão a todos os colegas do CR, ao Chefe de Redação e ao Consultor Editorial que, empenhadamente, com enorme dedicação e espírito de Equipa me acompanharam, participando neste desafiante projeto editorial, durante os últimos quatro anos e meio.

Merecem igual agradecimento todos os especialistas das diversas áreas do saber que, com os seus qualificados artigos, colaboraram na afirmação e no engrandecimento da revista, assim como as personalidades entrevistadas e, claro, também aos nossos leitores um reconhecido bem-haja.

Com o envolvimento de todos, continuámos a produzir e editar bimestralmente e de forma ininterrupta esta qualificada revista como privilegiado órgão de comunicação da nossa associação profissional.

Sendo a TecnoHospital (TH) uma revista dedicada às tecnologias e à engenharia e gestão da saúde, acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com mais de 26 anos, produzida e dirigida a profissionais da saúde, temos procurado, ao longo da sua existência, abordar e debater temas diversos, privilegiando a inovação e a evolução tecnológica da saúde, contribuindo para a transmissão e partilha de conhecimento, defendendo a imagem da engenharia da saúde e a defesa do SNS, com pluralismo e independência.

Com a certeza de que está assegurada a continuação deste importante projeto coletivo, em crescendo de qualidade e inovação, desejo à nova equipa que agora assume a liderança da revista a partir da próxima edição nº 130, relativa a jul/ago, tendo como diretor o Eng. João Durão Carvalho, o maior êxito na prossecução deste importante projeto editorial.

A todos um Bem-Haja!

Editorial da TecnoHospital nº 129, maio/junho 2025, dedicada ao tema "Imagiologia - Parte III"

Abraão Ribeiro

Diretor da TecnoHospital

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.