Aplicação alerta cidadãos da UE sobre a proximidade de infetados

Os cidadãos europeus vão poder ser alertados quando existirem pessoas infetadas com COVID-19 nas proximidades, através de aplicações de rastreamento de contactos que estão a ser lançadas na União Europeia (UE) e que funcionarão de forma interligada.
A Comissão Europeia anunciou que “os Estados-membros acordaram numa solução de interoperabilidade para as aplicações móveis de rastreio e alerta”, isto é, foram definidas “especificações técnicas para assegurar uma troca segura de informações entre as aplicações nacionais de localização de contactos”.
“Isto diz respeito à grande maioria das aplicações de localização que já foram - ou estão prestes a ser - lançadas na UE. Uma vez implantada a solução técnica, essas aplicações nacionais funcionarão perfeitamente quando os usuários viajarem para outro país da UE”, lê-se no comunicado divulgado pela Comissão Europeia.
O comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, diz ser importante garantir que os europeus possam utilizar a aplicação do seu próprio país em qualquer lugar para onde estejam a viajar na UE, sobretudo agora que nos aproximamos da época de viagens.
“Os aplicativos de rastreamento de contatos podem ser úteis para limitar a propagação do coronavírus, especialmente como parte das estratégias nacionais para suspender as medidas de confinamento”, reforçou Thierry Breton.
Esta especificação técnica de interoperabilidade irá permitir aos utilizadores receberem alertas sobre a identificação de utilizadores declarados infetados”, sem que para isso tenha de fazer transferir várias aplicações.
De forma a garantir a proteção de dados dos cidadãos, a informação partilhada entre aplicações será trocada de forma codificada para impedir a identificação dos utilizadores. Outra das medidas anunciadas pela Comissão Europeia para assegurar a proteção de dados é a utilização da tecnologia bluetooth em vez dos serviços de geolocalização.
Em Portugal, a aplicação de rastreio será a ‘Stayaway Covid’, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. Esta irá informar sobre a possibilidade de contágio, tendo em conta a monitorização dos contactos anteriores.
Outros artigos que lhe podem interessar