ULSLA acompanha insuficientes cardíacos com aplicação informática

Fotografia: Câmara Municiapal de Alcácer do Sal

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai seguir a jornada dos doentes com insuficiência cardíaca, desde os cuidados de saúde primários à comunidade, com o apoio de uma aplicação informática com inteligência artificial.

“Esta é a primeira unidade local de saúde que tem o percurso dos doentes informatizado” no país, disse à agência Lusa Adelaide Belo, médica coordenadora do Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca na ULSLA.

O projeto, que arranca em março nesta unidade do litoral alentejano, pretende coordenar a assistência médica aos doentes com insuficiência cardíaca, desde os cuidados de saúde primários aos cuidados hospitalares, necessidades sociais e apoio da comunidade.

De acordo com Adelaide Belo, com esta nova ferramenta as instituições assumem o “compromisso” de “reduzir a fragmentação na prestação de cuidados” de saúde aos doentes com insuficiência cardíaca.

O que vai permitir que os pacientes encontrem “os seus cuidados [de saúde] organizados”, fazendo com que o seu percurso por estas instituições seja “facilitado” e que os profissionais de saúde saibam “o que fazer em cada momento”, referiu.

Segundo a coordenadora, além da realização “de análises nos cuidados de saúde primários”, com vista a “um diagnóstico de insuficiência cardíaca muito mais rápido”, a ULSLA decidiu inovar os percursos assistenciais com a aquisição de um programa informático.

Esta aplicação, que tem vindo a ser trabalhada com os diferentes serviços, “pode ser muito facilitadora para algo que já está organizado no sentido de reduzir a fragmentação”, disse, afiançando que será “acessível a todos os profissionais dos cuidados de saúde primários” e do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém (Setúbal).

Para a médica responsável pela Unidade de Medicina de Ambulatório do HLA, Teresa Bernardo, o projeto permite “ter sempre o doente no radar”.

“Esta informatização, que é ambiciosa, acaba por ser facilitadora para os profissionais que estão em contacto com o doente porque ajuda a tomar a decisão. Sempre que acedemos à aplicação, surge a jornada contínua do doente, sendo isto uma enorme mais-valia”, realçou.

Outra das particularidades “é a automação” deste programa informático, que permite que o doente, “48 horas” após a alta médica, seja contactado por uma operadora virtual, explicou o enfermeiro do Centro de Saúde de Sines, Miguel Soares.

“Retira muito trabalho aos enfermeiros, porque vão ser feitas entrevistas aos utentes onde serão avaliados os sinais e sintomas da progressão da doença de uma forma autónoma”, explicou.

De acordo com o enfermeiro, “se o doente não responder ou se, por algum motivo, houver alguma situação de alarme, a aplicação vai dar esse alerta” e será possível “priorizar o foco de atenção aos doentes”.

Por seu lado, a médica do Centro de Saúde de Sines Inês Vale considerou que este programa permite reduzir a distância entre estas unidades e o hospital, assim como o acesso dos doentes aos cuidados de saúde.

Os doentes “vão ter uma vigilância quase permanente”, observou, acrescentando que “prevenir os agravamentos da doença” é “a maior vantagem” dos percursos assistenciais.

De âmbito nacional, o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca responde “a um desafio da União Europeia para disseminação de boas práticas em saúde”, sendo a ULSLA uma das cinco instituições portuguesas selecionadas no programa, gerido pela Administração Central do Sistema de Saúde, indicou Adelaide Belo.