Vila Real de Santo António com rede de telemedicina

O município de Vila Real de Santo António acaba de implementar uma rede de telemedicina para dar uma resposta mais rápida e próxima às necessidades clínicas das suas populações, em especial nas áreas da oftalmologia e dermatologia.

O protocolo foi assinado dia 13 de setembro entre a autarquia e a PT, que desenvolveu o sistema de telemedicina e telediagnóstico Medigraf, agora implementado no município.

Para o presidente da autarquia, Luís Gomes, «esta ferramenta irá combater as dificuldades que as populações sentem no acesso aos cuidados públicos de saúde, em especial nas áreas da oftalmologia e dermatologia, onde se verifica uma resposta ineficaz do Serviço Nacional de Saúde e elevados tempos de espera».

A aplicação desta medida no terreno será feita através de uma equipa de trabalho própria criada pela autarquia para o efeito. No entanto, é intenção da Câmara envolver a Administração Regional de Saúde do Algarve no processo. A ideia, realça Luís Gomes, não é “competir com o Serviço Nacional de Saúde” mas ser um “facilitador”.

O projeto irá recorrer a unidades de saúde móveis, procurando dar resposta o problema da falta de transportes do interior do concelho, facto que tem obrigado a Câmara Municipal a despender milhares de euros para levar os utentes ao Hospital de Faro.

O sistema Medigraf

Através de um acesso à internet, o sistema de telemedicina Medigraf torna possível a realização de consultas médicas em videoconferência, em tempo real, mesmo quando os profissionais de saúde e os utentes se encontram em locais diferentes.

A rapidez e a segurança do diagnóstico estão, segundo um comunicado do município, entre as vantagens da solução, aliadas à redução de custos e à diminuição dos tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde. Vai ser possível aceder a funcionalidades como a teleconsulta, o diagnóstico remoto e segunda opinião, bem como a realização de exames médicos em tempo real com a definição necessária para o diagnóstico.

Entre os meios complementares de diagnóstico encontram-se equipamentos como o ecógrafo, o mamógrafo, o raio-x, o eletrocardiógrafo ou o dermatoscópio, que permitirão analisar e examinar grande parte das situações que normalmente motivam o recurso a uma consulta médica especializada.