Tecnologias ao serviço da saúde: perspetivas a curto e médio prazo

• 31 agosto 2023, quinta-feira

O futuro dos cuidados de saúde passa, inevitavelmente, pela adoção de evoluções tecnológicas. Já hoje, a gradual transformação digital da nossa sociedade obriga à procura de uma nova forma de trabalhar e de interagir.

A inteligência artificial (IA) é um dos pilares desta transformação, e o setor da saúde um importante beneficiário desta tecnologia. A IA fornece uma ajuda importante em tarefas como diagnóstico, análise de imagens médicas (por exemplo, para identificação de tumores) ou indexação, catalogação e síntese do imenso e perpetuamente crescente corpo de pesquisa em ciências biomédicas e medicina. As recentes inovações na área de IA relativamente ao processamento, geração e compreensão de linguagem natural abrem portas ao desenvolvimento de assistentes virtuais especializados em tarefas médicas de diagnóstico (por exemplo, o Azure Health Bot da Microsoft).

Um outro aspeto importante da digitalização é o aumento da conectividade. Esta possibilita desenvolvimentos como a internet das coisas médicas, monitorização remota de pacientes e telemedicina (por exemplo, telepsiquiatria). (...)

Em colaboração com Jorge Barreiros, docente ISEC/IPCoimbra; doutorado em Engenharia Informática

Artigo completo na TecnoHospital nº118, jul/ago 2023, dedicada ao tema 'Inovação e Novas Tecnologias em Saúde – Parte I'

Fernanda Coutinho