Algarve: Gestão de consultas por SMS

A ARS Algarve tem implementado, desde o dia 1 de agosto, um sistema de SMS para comunicar a todos os utentes a data e a hora da consulta ou proceder ao seu cancelamento automático.

O serviço, criado pelo Núcleo de Sistemas de Informação da ARS Algarve, lembra o utente da consulta com cinco dias de antecedência. Caso o utente não possa comparecer, tem a possibilidade de, pela primeira vez, no âmbito dos cuidados de saúde primários, cancelar a consulta também por SMS. Nesta situação, o utente é remetido para a Área do Cidadão do Portal SNS, onde poderá reagendar a sua consulta online.

Segundo os dados avançados pelo portal da Saúde, atualmente cerca de 5 por cento das consultas marcadas por mês não são efetuadas por falta de comparência do utente. O sistema vai permitir otimizar o atendimento, já que o tempo das consultas não realizadas pode ser automaticamente transferido para outros utentes.

Para os utentes beneficiarem deste serviço, basta terem os contactos atualizados, sobretudo o número de telemóvel para o qual pretendam ser contactados.

Esta medida insere-se na estratégia nacional de modernização do SNS + Proximidade, do Ministério da Saúde.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.