Sistemas AVAC em Unidades de Saúde em época de pandemia

  • 01 novembro 2021, segunda-feira
  • Gestão

Após 18 meses a viver uma situação de pandemia COVID-19, justifica-se uma reflexão sobre aquelas que foram as implicações nas infraestruturas e tecnologias da saúde, muito especificamente no que se refere à área de projecto de instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), resultado da experiência adquirida com base nas que foram as principais solicitações no desenvolvimento de projectos nesta área, ao longo destes meses.  

Em qualquer epidemia o conhecimento das vias de transmissão do agente infeccioso é essencial no combate à sua transmissão. Especificamente no caso do SARS-CoV-2, por se tratar de um vírus novo, houve e continua a haver muitas incertezas, não só sobre as vias de transmissão, mas também sobre os riscos de dispersão que lhes estão associados e sobre quais as medidas que mais eficazmente podem mitigar esses riscos. Pode dizer-se que foram inicialmente identificadas duas vias de transmissão principais: (1) transmissão directa através de gotículas grosseiras produzidas quando se fala, tosse ou espirra, entre pessoas próximas, a 1 ou 2 metros de distância; (2) transmissão indirecta também através de gotículas grosseiras produzidas quando se fala, tosse ou espirra, que se depositam em superfícies e objectos próximos.

Rapidamente, e por analogia com outras situações epidémicas provocadas por vírus respiratórios, como o SARS-CoV-1 e outras gripes, os especialistas nesta matéria assumiram não poder excluir-se, ainda, uma terceira via de transmissão: transmissão por via aérea através de gotículas pequenas, que podem permanecer no ar por horas e ser transportadas a longas distâncias pelas correntes de ar ou através das condutas dos sistemas de ventilação. (...)

Maria Luísa Vale, engenheira mecânica, especialista em Engenharia de Climatização, vogal da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros

Artigo completo na TecnoHospital nº107, set/out 2021, dedicada ao tema 'As implicações da Pandemia nas Infraestruturas e Tecnologias da Saúde'

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.