São João vai aumentar número de camas em UCI

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai avançar com “obras de capacitação” no Serviço de Medicina Intensiva para aumentar o número de camas disponíveis e duplicar o número de quartos de isolamento, com um investimento de perto de seis milhões de euros.

No âmbito de uma portaria publicada em Diário da República, o diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São João, Artur Paiva, afirmou que a empreitada visa a “capacitação” daquele serviço.

De acordo com o responsável, passam anualmente pelo Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São João “três mil doentes”, e esta empreitada vai permitir “um ligeiro aumento do número de camas”, passando de 70 para 78.

Alem do aumento de 12 por cento do número de camas, as obras de capacitação vão também permitir “duplicar o número de quartos de isolamento de unidades de cuidados intensivos”, passando de nove para 18.

Nos quartos de isolamento, as melhorias feitas permitirão também “modelar a pressão ambiental” no seu interior, possibilitando a criação de “pressão positiva para evitar que contaminantes que existem no ar do quarto sejam levados para fora”, como “pressão negativa e evitar em determinadas patologias que os micro-organismos que causam doença saiam do quarto”.

De acordo com o CHUSJ, a empreitada vai durar cerca de seis meses e decorrer em duas fases, sendo que na primeira vai atuar “numa área que não era de cuidados intensivos e vai passar a ser” e, numa segunda fase, vai “atuar no melhoramento da área que já era de cuidados intensivos”.