São João implementa plataforma de apoio à decisão clínica

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) implementou um novo software de apoio à decisão clínica que pretende reduzir assimetrias nos cuidados prestados entre diferentes profissionais, reduzir o consumo de exames complementares de diagnóstico inadequados, aumentar a celeridade da resposta e a comodidade dos utentes.

Criado em parceria com uma startup de médicos portugueses e pensado para a realidade do Serviço de Urgência, este projeto promete facilitar a integração dos médicos que todos os anos chegam ao CHUSJ para continuarem a sua formação, e foi iniciado no Serviço de Urgência Pediátrico e no Serviço de Urgência de Adultos.

De acordo com o fundador do projeto, Tomás Pessoa e Costa, “esta ferramenta concentra todo o saber médico e, sendo colaborativa, vai evoluindo com a medicina à medida que os seus utilizadores introduzem informações de maneira a poder facultar aos médicos a melhor recomendação, baseada na evidência clínica e nas contribuições que os médicos vão introduzindo diariamente”.

De acordo com Tomás Pessoa e Costa, o objetivo desta plataforma é apoiar o exercício da prática médica através das diversas ferramentas concebidas para o efeito, nomeadamente através de um chatbot suportado em algoritmos que orientam o clínico ao longo de toda a consulta.

Os diretores dos Serviços de Urgência Pediátrica e Cirurgia Geral, Ruben Rocha e Elisabete Barbosa, consideram esta plataforma importante para a garantia do acesso da informação médica atualizada, evitando, assim, erros de articulação entre os membros das equipas clínicas.